Dicas Jussara para uma

Vida Saudável

as melhores formas de aproveitar a vida

03/10/2016

LEITE TIPO PARA QUALQUER IDADE

Categoria Leite
- POSTADO POR Leite Jussara

Você já deve ter ouvido dizer que o ser humano é o único animal que bebe leite na idade adulta. Ou que leite é coisa de criança. De fato, poucos brasileiros nessa faixa etária mantêm o leite em sua dieta (apenas 11,6%, segundo o último Inquérito Nacional da Alimentação), às vezes por achar que não é um alimento adequado para sua idade. Mas será que isso é verdade?

A princípio, não existe nenhuma razão para que uma pessoa adulta não consuma leite, a não ser que ela seja alérgica à caseína. Até quem é intolerante à lactose pode ingerir uma quantidade limitada da bebida e de seus derivados, de acordo com a orientação médica, ou optar por alimentos zero lactose. “O leite é um alimento essencial, principalmente por ser a melhor fonte de cálcio para o nosso organismo. Tomar leite mesmo depois da infância é importante para a saúde óssea e por sua qualidade nutricional”, afirma a nutricionista Olga Amancio, presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição).


Fonte: SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição)

Quem gosta do sabor do leite, portanto, não precisa abrir mão dele só porque está ficando mais velho. Afinal, em qualquer idade, ele é fonte de cálcio, um mineral importante para ter ossos fortes. Nossa massa óssea, aliás, só se completa na idade adulta. “A idade de formação do osso chega a 25 anos ou até 30 anos, em alguns deles. A partir daí, ele vai se renovando, por isso é preciso fornecer a quantidade certa de nutrientes para esse processo”, explica Olga.

Esse é um ponto importante, especialmente porque no Brasil 84% dos homens e 91% das mulheres que têm entre 19 e 59 anos não ingerem a quantidade necessária de cálcio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Um copo de leite, por exemplo, já supre 25% da necessidade diária de consumo desse mineral.

Outra boa razão para um adulto continuar tomando leite são suas proteínas, que têm boa digestibilidade – 95% delas são absorvidas – e são de alta qualidade, pois têm todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo. Isso o torna um bom parceiro de quem não come carne ou de quem faz exercícios e precisa recompor ou ganhar massa muscular.

As proteínas do leite têm grau máximo de qualidade e são comparáveis à albumina (presente na clara do ovo), considerada o padrão ouro nesse quesito, segundo o indicador estabelecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) para equacionar a qualidade das proteínas e sua absorção por nosso organismo.


Fonte: http://www.leitefazseutipo.com.br/index.php/2016/0...