15/08/2023

COMO FAZER COMPRAS COM CRIANÇA

Notícia

Categoria Vida Saudável
Fazer compras com crianças pode ser uma experiência divertida para toda a família! Reunimos aqui dicas essenciais para garantir que suas compras sejam tranquilas e produtivas mesmo com as crianças:

Faça a lista de compras em família
Inclua as crianças na hora de fazer a lista de compras, transformando a tarefa em uma atividade lúdica, incentivando-os a conferir quais itens estão faltando ou acabando em casa e depois ajudando a anotar na lista.

Ensine os pequenos a selecionar frutas, verduras e legumes
Ao chegar à seção de produtos frescos, transforme a seleção de frutas, verduras e legumes em um jogo interativo. Pegue diferentes alimentos e mostre à criança, encorajando-a a sentir a textura, cheirar e adivinhar o que é. Essa abordagem não apenas envolve os sentidos, mas também pode estimular a curiosidade e o aprendizado sobre alimentos saudáveis.

Passe longe das guloseimas
Se possível, evite o corredor de guloseimas. Mas se a criança pedir algo, negocie com ela. Permita que o pequeno escolha um único produto, explicando que esse será o único item extra além da lista. Isso ensina a importância dos limites, equilíbrio e da responsabilidade.

Evite sair de estômago vazio
Antes de sair de casa, faça um lanche reforçado com as crianças para evitar que elas fiquem com fome durante as compras. Além disso, leve um lanche saudável, como uma fruta ou um laticínio, para o momento das compras. Isso ajuda a mantê-las satisfeitas e menos propensas a se sentirem atraídas por produtos fora da lista.

Leve um distrativo
Preveja que as crianças possam se cansar durante a jornada de compras. Leve um brinquedo favorito, um livro ou algum entretenimento leve para manter seu filho entretido no carrinho, caso seja necessário.

Seguindo essas dicas Jussara, você transforma as compras em supermercado em um momento de conexão e aprendizado entre pais e filhos! Eles não apenas participarão ativamente do processo, mas também aprenderão sobre escolhas saudáveis, orçamento e autocontrole.

Lembre-se de que, embora fazer compras com crianças possa ser desafiador, é também uma oportunidade única para ensinar hábitos saudáveis e responsabilidade desde cedo. Com paciência e criatividade, você pode transformar essa tarefa cotidiana em um momento agradável e enriquecedor para toda a família.



O Ministério da Saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.