09/09/2020

Como fazer um café da manhã mais saudável

Notícia

Categoria Vida Saudável
O café da manhã é a refeição mais importante, afinal, é a primeira que fazemos no dia depois de um longo período de jejum após horas de sono.
Por isso, é muito importante priorizar a saúde nesta refeição, escolhendo alimentos saudáveis e que vão dar energia para realizar as atividades do dia.
Quando você come bem e de forma saudável no café da manhã, evitará o exagero nas demais refeições e seu metabolismo ficará ainda mais acelerado.

Veja algumas opções de alimentos para incluir nos seus pratos pela manhã:

Pão Integral
Pode ser uma ótima fonte de fibras, é rico em vitaminas e minerais. Ao ser consumido, ele entrega carboidratos mais complexos, que prolongam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue.




Frutas
São ricas em vitaminas, fibras, antioxidantes e minerais. Aproveite a variedade de cores, texturas e sabores e tenha um café da manhã diferente a cada dia!




Leite
É um ótimo aliado ao desenvolvimento ósseo, por ser uma das principais fontes de cálcio. Pode prevenir doenças como a osteoporose.
Existem diversas opções para você escolher a que melhor se adapta: Integrais; Semi desnatados e desnatados que possuem menos gordura; zero lactose que proporcionam uma digestão mais leve; e ainda os leites vegetais, como o de soja, para as pessoas que não consomem produtos de origem animal.
O leite também é versátil e pode ser misturado com outros alimentos para ficar ainda mais delicioso: frutas, cereais, achocolatado, etc. A clássica mistura de leite com café, não é ideal se tomar todos os dias, pois o café reduz a absroção do cálcio.




Queijo
Além de saboroso, é também rico em proteínas. Opte por queijos brancos como minas, ricota e cottage, pois possuem menos gordura.




Cereais
São alimentos riquíssimos em fibras, vitaminas, ácidos graxos e nutrientes. Existe todo um universo de cerais para experimentar, podemos destacar a chia, a granola e a linhaça. Podem ser usados para acompanhar frutas, iogurtes, vitaminas, etc. São ótimos para quem sofre com intestino preso.




Ovo
Conhecido por ser rico em proteínas, o ovo também contém 13 nutrientes essenciais para o nosso organismo.




Café
A cafeína pode lhe garantir disposição, energia e concentração. O café também contém antioxidantes, que protegem nossas células.




Pronto, com estes alimentos, é possível montas diversos pratos e ter um café da manhã mais saudável e nutritivo!



Fonte: https://areademulher.r7.com/saude/cafes-da-manha-saudaveis/

O Ministério da Saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.