11/10/2023

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Notícia

Categoria Vida Saudável
A saúde mental é uma parte essencial do nosso bem-estar, que merece cuidado e atenção, assim como seu corpo. E que tal fazer isso tirando alguns minutinhos do seu dia para entrar em conexão consigo mesmo? Pensando nisso, a Jussara reuniu dicas essenciais para iniciantes na meditação, confira:

Defina um horário
Estabelecer um horário fixo para meditar é o primeiro passo para criar um hábito. Escolha um momento do dia que funcione para você, seja de manhã para começar o dia ou à noite para relaxar após um longo dia. Tente manter a frequência desse horário, para que o corpo se acostume a isso.

Escolha um lugar tranquilo
Encontre um espaço tranquilo onde você possa meditar sem interrupções. Pode ser um canto silencioso da sua casa, um parque tranquilo ou qualquer lugar onde você se sinta à vontade.

Comece com sessões curtas
Para iniciantes, iniciar com sessões curtas de 5 a 10 minutos é mais do que suficiente. À medida que você se acostuma com a prática, poderá gradualmente aumentar a duração.

Encontre a posição mais confortável
Sente-se ou deite-se em uma posição que seja confortável para você. O objetivo é relaxar, então escolha uma postura que não cause desconforto físico.

Procure conteúdos de meditação guiada
Recursos online, como aplicativos e vídeos, oferecem meditações guiadas que podem ser super úteis para iniciantes. Eles fornecem instruções passo a passo e áudios que facilitam a prática e certamente será um grande aliado enquanto você ainda não possui um formato preferido de meditação.

Foque na sua respiração
Uma dica simples e importante é se concentrar na sua própria respiração. Sinta o ar entrando e saindo do seu corpo, respire lentamente e de forma tranquila. Quando a mente se dispersar da meditação, recomece esse exercício e traga o foco de volta à respiração.

Não desista!
Lembre-se de que a meditação é uma habilidade que melhora com o tempo. Não se frustre se a sua mente for para outro lugar ou se você não sentir os resultados de imediato. O segredo é ser persistente e ter paciência. Continue praticando, pois os benefícios para a sua saúde mental serão recompensadoras.

Reserve um tempo do seu dia para cuidar da sua mente através da meditação. E se você não se adaptar, tente buscar outras maneiras de tranquilizar sua mente na correria do dia a dia! Como ler um livro, escrever um diário, praticar um hábito saudável ou incluir mais atividades físicas na sua rotina.


O Ministério da Saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.