09/11/2023

LEITE E SAÚDE ÓSSEA AO LONGO DA VIDA

Notícia

Categoria Vida Saudável
É impossível falar de saúde óssea sem falar de leite! O Leite Jussara é popularmente conhecido por ser uma rica fonte de cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos. Pensando nisso, a Jussara reuniu neste artigo informações essenciais sobre como o consumo de leite pode auxiliar na prevenção de doenças ósseas em diferentes fases da vida, desde a infância até a terceira idade. Confira:

Aleitamento materno
A amamentação com o leite materno é recomendada como alimentação exclusiva até o sexto mês e como apoio alimentar até o segundo ano de vida do bebê. No leite materno se encontram todos os nutrientes e vitaminas que o recém-nascido necessita para o desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico.

Infância
Durante a infância, a formação óssea e dentária está em pleno desenvolvimento e por ser uma das fontes mais ricas de cálcio e também de Vitamina D, o leite se torna um grande aliado na alimentação saudável das crianças. O consumo adequado de leite e derivados ajuda a garantir que os ossos e dentes das crianças cresçam fortes, reduzindo o risco de doenças como o raquitismo.

Adolescência
Durante a adolescência, o corpo humano passa por mudanças significativas e esse é um período onde o consumo regular de leite contribui para a consolidação da saúde óssea e ajuda a prevenir a osteoporose no futuro.

Fase Adulta
À medida que envelhecemos, o cuidado com a saúde óssea continua sendo importante. Assim como na adolescência, o cálcio e a vitamina D presentes no leite ajudam a reduzir o risco de osteoporose e fraturas ósseas. É importante mencionar que a osteoporose é mais comum em mulheres na pós-menopausa, tornando o consumo de leite e derivados ainda mais importante para essa população.

Terceira Idade
Na terceira idade, a fragilidade óssea se torna uma preocupação crescente. O leite e seus nutrientes desempenham um papel vital na prevenção de fraturas ocasionadas por quedas ou similares. A proteína do leite pode ajudar a manter a massa muscular e a força, tornando-se indispensável na dieta de pessoas nessa fase da vida.

Seja na infância, adolescência, idade adulta ou terceira idade, o consumo adequado de leite e derivados pode ajudar a construir ossos fortes, prevenir a perda de massa óssea e reduzir o risco de doenças ósseas.

No entanto, é importante lembrar que a dieta deve ser equilibrada e incluir uma variedade de outros alimentos ricos em nutrientes para promover uma saúde óssea ótima. Consultar um profissional da nutrição pode ser útil para determinar a quantidade ideal de leite na sua dieta, levando em consideração suas necessidades individuais.



O Ministério da Saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.