13/12/2021

Sono é Saúde!

Notícia

Categoria Vida Saudável
#DormirBem

Quando dormimos bem obtemos diversos benefícios, produção de hormônios bons, conexões neurais ajudando na memória e aprendizado, produção de proteínas que ajudam a aumentar o sistema imune , regulação da pressão arterial entre outros muitos benefícios para a saúde.

Sabemos que o estresse e as preocupações da vida cotidiana podem tirar nosso sono com facilidade, para tal cabe a nós aprendermos a gerenciar o estresse para lidar com uma coisa de cada vez, hora de dormir é hora de dormir.

Para desenvolvermos uma boa relação com esse momento importantíssimo de nosso dia a dia, precisamos nos atentar a alguns detalhes que irão facilitar o sucesso de obtermos umaboa noite de sono, sem interrupções para que possamos atingir o estado de “sono reparador”. É uma questão de hábitos, veja:

- Ingerir uma bebida quente e calmante como chá, antes de dormir;
- Evitar telas de televisão, celular e computadores pelo menos 1 hora antes de dormir;
- Fazer uma leitura prazerosa
- Não comer comidas pesadas ao menos 1 hora antes de dormir;
- Evitar bebidas estimulantes como cafeína no período noturno

A necessidade de quantidade de horas de sono também mudam de acordo com cada fase da vida:
- Bebês necessitam de 12 a 16 hr de sono por dia, pois o crescimento tecidual e cognitivo exige muito do organismo;
- Crianças precisam de 9 a 13 hr de sono, o desenvolvimento continua, mas de uma forma menos acelerada;
- Adolescentes inspiram cuidados, pois o excesso de atividades novas ainda exigem muito do sistema cognitivo e normalmente estão em uma fase em que se espelham muito nos mais velhos a sua volta. A necessidade é de 8 a 10 hr de sono por dia.
- Os adultos se tornam mais regulares e para obter um sono reparador precisam de 7 a 8 hr de sono ininterruptas






#dormirmal

Não existe “REPOR O SONO PERDIDO”, simplesmente porque você já perdeu! Na próxima noite de sono você pode até dormir mais para tentar descansar melhor, mas entenda que vivemos o presente, e que se você não cultivar bons hábitos de sono, você irá sofrer as consequências imediatas no mesmo dia, e com o passar dos anos, as consequências crônicas da privação do sono.

A Falta de sono envelhece, deixando de reparar as células e deixando de combater a produção de radicais livres, que são moléculas que em grande quantidade degrada células diversas ocasionando o aparecimento de doenças degenerativas e inflamatórias como, demência, Alzheimer e Parkinson, através de uma forma de intoxicação das células até causar sua morte.

Dietas ricas em antioxidantes ajudam a combater esta ação, porém não fazem todo o trabalho se o sono não for regularizado.

As doenças que são facilitadas pela falta de sono sãoinúmeras, mas algumas muito comuns são:
- HIPERTENSÃO arterial e outras doenças cardiovasculares: A falta de sono aumenta a CALCIFICAÇÃO das artérias coronarianas, promovendo assim o aumento da pressão arterial, ataques cardíacos, além da irregularidade dos batimentos cardíacos.
- OBESIDADE:quando dormimos menos ocorre um favorecimento do acúmulo de gordura no organismo, tanto em adultos quanto em crianças, ocasionando diversos problemas acometidos a esta doença que já se tornou uma epidemia mundial.
- DIABETES:a privação do sono esta diretamente relacionada com a falta de produção de insulina pelo pâncreas, assim sendo o controle do açúcar no sangue fica comprometido podendo, cronicamente, ocasionar diabetes tipo 2.
-TRANSTORNOS MENTAIS:com a falta de reparação celular o cérebro sofre e fica susceptível aos problemas de saúde mental como DEPRESSÃO, DEFICIT DE ATENÇÃO, DEMENCIA, ALZHEIMER, ESQUIZOFRENIA, MANIA entre outros.

Comprovações cientificas afirmam que a falta de sono diminui a expectativa de vidada indivíduo e apontam que quem dorme 5 horas ou menos por dia tem 15% a mais de chance de mortalidade precoce.



Por Ulisses Rodrigues
Especialista em movimento humano

@ulisses.rodriguess

O Ministério da Saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.